Governo Municipal de Várzea Alegre se mobiliza para trabalhar a conscientização sobre o autismo

Por Mayrla Marques, Mais Várzea Alegre • 3/04/2017 às 13:37

O Governo de Várzea Alegre deu início neste domingo, 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, à II Semana de Conscientização sobre Autismo, com uma programação que vai até 08 de abril e trabalhará a temática “Informar para a Convivência Melhorar”.

A programação foi aberta oficialmente no Parque Cívico São Raimundo Nonato, às 18h00, contando com participação das alunas do ballet da Casa Mãe, alunos da Apae, instrutor e Dj Léo Mix e alunos do curso de violão do instrutor e compositor Luiz Moreira.

Luísa Veruska, que é terapeuta ocupacional do CAPS e uma das organizadoras do evento, disse que o momento foi de sensibilização. “Foi um momento cultural para sensibilizarmos sobre o autismo, aspecto para a identificação e inclusão social”, disse.

Na oportunidade o Psicólogo do CAPS, Jorge Luiz, fez explanação sobre o tema, reforçando a importância de conhecer o assunto para conviver melhor com a pessoa com autismo.
A Semana de Conscientização sobre o Autismo é organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, formado por Professores das Salas de Recursos Multifuncionais do Município (AEE), Mães de Crianças que são atendidas pelo CAPS em parceria com a Educação através das escolas, com a Secretaria de Assistência Social, por meio dos CRAS e CREAS, com a Câmara de Vereadores e da Rádio Cultura de Várzea Alegre.
Nesta segunda-feira, 03, na sequência da programação, tem mobilização nas escolas do município de Várzea Alegre, com atividades voltadas para o tema Autismo;
Horário: Manhã e Tarde
Entrevista com Dr. Carlos Holanda Psiquiatra CAPS) Jornal da Cultura 12h;

TERÇA-FEIRA – 04/04/2017
Apresentação Cultural dos Alunos da Associação Nossa Senhora de Fátima.
08:00h – Palestras informativa com: Ontoniel Fiúza de Alencar Júnior CREAS (Leis específicas do Autismo e a prática da ação social)
08:40h – Palestra com a professora da rede Municipal de Várzea Alegre Claudiana Alves Sousa (Como acontece o processo de inclusão nas escolas);
09:20h – Participação da coordenadora da educação inclusiva do Município de Várzea Alegre; (Maria Costa)
09:50h – Momento vivências, um breve relato de mães de crianças autistas (Falando sobre os desafios e as conquistas com seus filhos do diagnóstico ao convívio social. Com a participação de Islânia Carvalho Gerônimo – mãe de Ryan e Rosi Araujo mãe de João Milto;
Local: Centro Social Urbano(CSU) /Secretaria de Assistência Social

QUARTA-FEIRA – 05/04/2017
Sessão na Câmara dos vereadores (Leitura da LEI 12 .764 de 27 de Dezembro de 2012), debater ações que possam contribuir e melhorar efetivamente a vida dos deficientes em Várzea Alegre. Com a participação Do Professor Bruno Siebra, Claudiana Alves de Sousa, Luiza Helena da Silva, Mães de Crianças Autistas e membros que compõe a comissão organizadora do evento.

QUINTA-FEIRA – 06/04/2017
Caminhada Azul, Horário 7:30 Local: Ao lado da Escola Pedro Sátiro;
Entrevista com a Erileuza Jerônimo (Psicóloga) Várzea Alegre FM no programa aqui você sabe mais 18:30h;
Atividade com o professor Eduardo Borges (CROSS KIDS) horário 17h Local: CREVA.

Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César

Comentários